terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Desânimo, os amigos e a alegria

As vezes quando pensamos estar tão longe daquilo que queremos, quando parece que nossos sonhos estão cada vez mais distantes ou que tudo que fazemos dá errado, um sentimento de derrota, como se já estivéssemos pré-dispostos a desistir ou perder, um desânimo nos atinge. Parece que não podemos fazer muita coisa para evitá-lo, como se fosse um sentimento maior que todos os outros e quando procuramos combatê-lo nada parece fazer efeito, nenhuma estratégia nos traz resultados reais e duradouros, mas geralmente um alívio que logo passa. O desânimo traz outros tantos sentimentos até nós: a falta de esperança, a desconfiança, o medo, a falta de fé. Cada um que já passou por isso pode pensar em outros frutos do desânimo. No momento que mostrei o resultado da ressonância-magnética tive a confirmação de tumor. Esse desânimo me abateu. Por um tempo senti tudo isso que falei acima, muitas emoções confusas. Eu sabia que eu não podia ignorar meus sentimentos, fingir que estava tudo bem. Jesus chorou (João 11:32-35), porque amava a Lázaro e se comoveu ao ver Maria chorar pela vida do irmão. Mas Jesus não ficou chorando, ele sabia do poder que tinha e sabia que esse poder poderia trazer alegria para os corações que ali estavam. Esse mesmo poder de Deus existe hoje: "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo. 11:40).

Depois de saber do tumor o neurologista disse que eu deveria procurar um neurocirurgião o quanto antes. Graças a Deus conseguimos encontrar um cirurgião no mesmo prédio que aceitou nos atender. Lá, eu ainda estava assimilando o que acontecia, mas pude contar com um grande Amigo. Fiz uma oração a Deus no banheiro do consultório mais ou menos assim: pedindo para que a força dele fosse a minha força e apesar de parecer tudo sem esperança pedi que me ajudasse naquilo que estava passando,  que dependia dele para conseguir isso. Tive uma resposta imediata! Deus me concedeu o que precisava naquele momento.

Um adendo: é interessante como não devemos esperar que nossa oração da manhã nos aproxime de Deus pelo resto do dia. Agora não recordo o livro, mas Francis Shaeffer disse isso. Deus espera de nós que vivamos com Ele a cada momento, sem esperar que nossa fé do meio-dia dure até de noite, por exemplo. Houve muitos outros momentos de desânimo ao longo do que tenho passado, e ainda há! Mas cada vez que acontece Deus me lembra, de alguma forma, que preciso depender dele. É aí que a gente vê como Deus usa tantas maneiras para nos aproximar dele. Espero que isso que tenho escrito por aqui também possa ser usado de alguma maneira pra lembrar do que Deus pode fazer por nós.

É importante comentar também que são nessas horas que se percebe o quão importantes são os amigos. É tão bom ter amigos que te lembram de histórias onde Deus foi fiel com eles e de como Deus tem sido fiel com você mesmo. Fiquei e continuo ficando cada vez mais feliz com as amizades que tem se fortalecido e surgido em toda essa minha luta. Sinto que as vezes não damos valor pra essas amizades se não passarmos ou vermos alguem passar por uma situação difícil. E mesmo quem não tem tantos amigos pode ser lembrado por Deus de diversas formas. O próprio Espírito-Santo nos faz buscar a Deus, que de todos os nossos amigos, é o único amigo perfeito, que nunca falha, que nos supre e dá soluções através do poder dele pra fazer qualquer coisa que deseja!

Voltando ao que aconteceu, fomos muito bem atendidos. E à primeira vista, o que podia ser visto pelo médico era um tumor benigno! Que grande notícia! Ficamos muito felizes pois o tumor benigno pode não causar nenhum efeito negativo, ou seja, poderia conviver com ele sem nenhum problema. O médico chegou a conclusão de que provavelmente o que estava causando minhas dores de cabeça era stress. Foi um motivo de grande alívio. Resolvemos então consultar mais dois outros médicos que falaram a mesma coisa. Parecia que os problemas eram menores do que pensavamos!

Não sabíamos que em breve voltaríamos a ter angústias e medos, ficaríamos desânimados, já que o que aconteceu depois não estava nos planos, novamente.

Os motivos de desânimo ainda existem, a tristeza é encontrada de vez em quando. Mas a mão sustentadora de Deus é mais poderosa que tudo isso! Traz alegria quando tudo indica o contrário. Através de tantas pessoas, elas me lembram através de como Deus é bom, e que os caminhos dele podem não ser entendidos completamente, mas devem ser cumpridos com a alegria que só ele pode nos dar em fazer isso.

10 comentários:

Anônimo disse...

Isso ai, Marcos, continua descansando no poder de Deus. Quando chegamos neste estado de total dependencia, ai que comecamos a contemplar o tamanho da graca de Deus.

Tem uma frase do Schaeffer que eu acho muito boa - With God there are no little people!

Abraco

Charles
Rm 8.32

God is good disse...

Que palavra de força e estímulo. Meu irmão Marcos. Que o Senhor, único de receber toda Honra, Glória, Força e Poder, esteja com a sua vida agora e sempre. Confie no Senhor e o mais Ele fará.

Anônimo disse...

Marquito,
Seu blog está ótimo!
Acompanhando sua história e seus sentimentos ao longo dessa jornada eu me sinto mais próximo de vc, mesmo nessa aparente ausência por vc estar em SP.
Isso me motiva a estar diariamente na caminhada contigo, orando e fazendo o que mais eu puder.

Vc não está sozinho, todos nós estamos doentes contigo e, em breve, vamos comemorar a cura juntos!
Abraço amigão.

Matheus Ribeiro

Mirian da Silva, in Bertasa disse...

E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
Romanos 5:4
Lindo testemunho no teu Blog, Marcos, e compartilhero com todos no meu face, a força que tu encontra em Deus pra enfrentar os teus desanimos è prova que tu sei um verdadeiro servo de Deus, e Deus te esta usando, sò um que conhece à Deus pode ter a força na paciencia que voce tem no enfrentra os teus desanimos, um outro nao evangelico teria jà desfalecido, mas tu sei o testemunho que nao podemos desfalecer em nenhum caso, pois se Deus è por nòs quem serà contra nòs, tu transmeti força, fé, confiança, o teu testemunho rinforça a nossa fè, Marcos sei que um dia teremos que ir na gloria, e sabemos que a vida que continua, pois Cristo venceu a morte e " Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos"(Ro.6:8)E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência(Ro 5:3)

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:32
Marcos continua confiante que o resultado serà glorioso pois com Cristo e por Cristo viveremos, espero que tu alcance muitos coraçoes como alcançou o meu dando rinovo nas forças e na esperança.
Obrigado Marcos, Deus te abençoe ricamente como tem feito, um abraçao mesmo se virtual jà senti o teu.
Mirian.

Anônimo disse...

Finalmente você voltou a blogar! hehe Soh bate a saudade do batatas e do fotanossa! heheh.

Bom e inspirador ver a sua atitude em tudo que esta acontecendo mlk! Não para de escrever serio, isso ainda vai dar um bom livro hehe!

Abraaas vei!

Yuri

Anônimo disse...

Marcos,

Vc escreve bem pra caramba! Tem talento, viu? ehehehe Foi mto legal conhecer vc... Bjo Raquel Paioli

Rose Fürstenau disse...

Marcos querido,
Com tudo isso que estás passando, pude ter o prazer de conhecer você e rever a sua Mamys que há mais de 20 anos não via! Que maravilha ver o poder de Deus operando em todas as coisas. Deus tudo pode, e pode transformar os sofrimentos do presente, em bênçãos para o futuro.
Estou a disposição para ajudar no que necessitarem! Adorei sua decisão de escrever um blog!! Continue!! E nunca esqueça: Tudo posso naquEle que me fortalece: Jesus! Fp 4:13 Bjs

Rafaela Schlucat disse...

:)

Rafaela Schlucat disse...

Cadê mais posts, cadê? :)

Camila Costa disse...

Oi Marcos, muito bom ler seu blog e ver o quanto Deus esta te abençoando. Apesar de anos sem se ver e conversar, estou aqui pro que precisar! Que Deus te dê forcas para vencer.
"os que confiam no Senhor são como montes em Sião que não se abalam mais permanecem para sempre" (salmos 125:1)
Saudades
Camila Costa sua colega do cbb Rs...